terça-feira, 12 de outubro de 2010

História do Palácio Araguaia

Palácio Araguaia

Palácio Araguaia Lado Norte

Palácio Araguaia Lado Norte

Palácio Araguaia Lado Sul
 O palácio Araguaia é a sede do poder Executivo Estadual, marco de onde foram projetadas ruas e avenidas da Capital. Imponente, o palácio é o centro do Plano Diretor e ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrado, com quatro pavimentos, sendo um subsolo.
Seus arcos, uma referência histórica á igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Natividade, remetem- nos ás nossas raízes coloniais com traços da moderna arquitetura brasileira. De arquitetura arrojada, o palácio Araguaia é o principal cartão postal de palmas, e acompanha o projeto de modernidade da Capital do Tocantins.
No sentido Leste-Oeste situam-se os dois Pórticos de Entrada, a forma dos pórticos interage com os arcos do Palácio, se descortinando para o sentido Leste-Oeste da avenida J.K. Nas Praça dos Girassóis localiza-se o marco do Centro Geodésico do Brasil, situado na ala Norte do palácio Araguaia o marco está simbolizado no centro da Rosa dos Ventos. A Rosa dos Ventos da Praça dos Girassóis possui em sua estrutura de formação toda uma riqueza de detalhes artísticos da cultura Tocantinenses.
Frontispícios
Instalados nas alas Norte e Sul do Palácio Araguaia os dois Frontispícios são de autoria do artista plástico Maurício Bentes. As esferas representam o sol e simbolizam que o Tocantins é a terra do futuro. Nas bandeira de Palmas e o Estado o Sol está localizado no centro retratado como fonte de energia. Os frantipíscio Compõem-se de duas esferas de aço, em estrutura metálica dourada, medindo 50 metros, com diâmetro de 3,50 metros. As duas grande localizadas em lados opostos da esfera medem 25 metros.
Na gestão do ex-governador Marcelo Miranda os Frontispícios foram retirados da estrutura do Palácio Araguaia sem justificativa plausível, ficando a edificação com visão atual como mostra as imagens abaixo
Visão do Lado Sul do Palácio Araguaia sem Frontispícios
Olha Como Ficou Esta Visão de Frente do Palácio Araguaia


TOCANTINS
O Tocantins é belo feito á natureza
Ao noitecer com a brisa e o
Silêncio da noite acalma alma.
Os povos Tocantinenses são uma
Jóia que só esta terra resplandecente
Ao por do Sol das riquezas que o
Tocantins tem, o rio Araguaia e
E o rio Tocantins  e os seus afluentes
Da linda e bela natureza que só o
Estado do Tocantins tem.

Autor dessas palavras: Vladimir

História: Estado do Tocantins - Brasil
Turismo Estado do Tocantins - Brasil
Homenagem ao Tocantins no seu 21° aniversário
Siqueira Campos...Tocantins
HINO DO TOCANTINS
Historia dos Indios Xerente


Nenhum comentário:

Postar um comentário