domingo, 3 de outubro de 2010

Resultado da Eleições de 2010 no Tocantins

O Estado do Tocantins já saber quem é seu futuro governador apartir de 01/01/2011.

José Wilson Siqueira Campos
Siqueira Campos do (PSDB - 45)

José Wilson Siqueira Campos já governou o Estado do Tocantins por 3 vez.

    José Wilson Siqueira Campos nasceu no sertão do Ceará, na cidade do Crato, em 1928, filho de mestre Pacífico Siqueira Campos - que tinha a profissão de sapateiro - e de dona Regina Siqueira Campos. Ficou órfão de mãe aos 12 anos, falecida em trabalho de parto, e viajou pelo país por quase 10 anos, em busca de oportunidade, até chegar à cidade de Colinas, no então Norte de Goiás. Antes, passou pelos estados do Amazonas (onde foi seringueiro), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Colinas, Siqueira começou a trabalhar na área rural, o que despertou nele a vocação política: Siqueira fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e deflagrou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins.
Com sua liderança reconhecida, foi eleito o vereador de Colinas com maior votação (1965) e escolhido Presidente da Câmara (1966), quando, por ocasião de sua posse, assumiu o compromisso de lutar pela criação do Tocantins, “única forma de arrancar o povo nortense do abandono e da pobreza”, disse na época. A defesa da criação do Tocantins causou reações violentas e Siqueira foi vítima de várias tentativas de assassinato. Cercado por forças federais armadas, foi preso por 21 dias, sendo libertado sob calorosos aplausos do povo. 
Por sua capacidade, Siqueira logo foi eleito deputado federal, reeleito por mais quatro mandatos, permanecendo no cargo entre 1971 e 1988, enquanto representante do Norte goiano. Chegou a fazer uma greve de fome de 98 horas em favor da causa separatista. Siqueira foi, inclusive, deputado federal Constituinte e relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregado ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas (conhecida como Emenda Siqueira Campos) que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Desmembramento A criação do Tocantins finalizou uma luta de quase 200 anos dos moradores do então Norte de Goiás em prol da redivisão do Estado, trazendo a perspectiva de desenvolvimento para uma região que viveu séculos de isolamento. Com o Tocantins finalmente criado, Siqueira Campos se elegeu o primeiro governador, para mandato de dois anos (de 1º de janeiro de 1989 a 15 de março de 1991). Como se não bastasse os grandes desafios de implantação do Estado, Siqueira Campos deu provas de sua visão de estadista ao encampar uma luta que muitos julgavam impossível: a de construção da capital Palmas, a última cidade brasileira planejada do século 20, construída no tempo recorde de sete meses. Concluído seu primeiro mandato, Siqueira foi se juntar aos mais humildes, fixando morada temporária no Jalapão - uma região inóspita, desprovida de todos os serviços públicos, onde sequer o turismo tinha sido descoberto. 
Entre os mais humildes, Siqueira viveu como eles, porém auxiliando-os em tudo, como verdadeiro líder. Governos Siqueira Campos voltou a ocupar o cargo governador por mais dois mandatos consecutivos (1995 a 1998 / 1999 a 2003), tendo somado, no total, 9 anos e 5 meses à frente do Executivo estadual. Foi um período em que o Estado saiu da total precariedade até chegar ao início de sua industrialização. Siqueira dotou o Tocantins de asfalto, pontes, rede elétrica e de toda a infraestrutura básica, tirando o Estado do isolamento e preparando-o para o futuro. Paralelo a tudo isso, Siqueira Campos correu o mundo, apresentando as potencialidades do Estado e buscando a instalação das primeiras indústrias. 
Em seu roteiro, passou pelos Estados Unidos, Japão, Coréia, Hong Kong, China, Taiwan, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, entre outros países. Por seu histórico, Siqueira Campos é hoje considerado a maior liderança política da história do Tocantins, haja vista sua capacidade de trabalho, sua visão de futuro e o fato de ter colocado, sempre, o bem comum dos tocantinenses acima de qualquer interesse pessoal. Família Siqueira é casado com Marilúcia Siqueira Campos e tem oito filhos: José, Telma, Stela, Ulemá, Eduardo, Regina, Alexandre e Francisco Henrique. Siqueira volta a ser governador do Tocantins em 2010, derrotou seu candidato Carlos Henrique Gaguim do (PMDB).
                                                                                                                                 Fonte dessa noticias.
                                                                                                                   Wikipédia, a enciclopédia livre.



Nome
início do mandato
fim do mandato
1
José Wilson Siqueira Campos
1 de janeiro de 1989
15 de março de 1991
2
José Wilson Siqueira Campos
1 de janeiro de 1995
4 de abril de 1998
3
José Wilson Siqueira Campos
1 de janeiro de 1999
1 de janeiro de 2003
4
José Wilson Siqueira Campos 1 de janeiro de 2011 Futuro Governador

                                                                                                 Palmas - TO, 03 de Outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário