quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Jalapão, Uma Obra Prima no Meio do Cerrado

Cerrado

Vista Panorama

Estrada no Meio do Cerrado

Dunas

Linda Visão do Horizonte

Montanhas e Água no Meio do Cerrado

Montanhas no Cerrado

Campina do Cerrado

As pequenas palmeiras do Cerrado

Campo Com Muitas Palmeiras

Estradas que Corta o Cerrado

JALAPÃO

O nome Jalapão é uma herança de uma palnta típica da região, a jalapa, muito conhecida como batata de purga, uttilizada na medicina popular como purgante e purificador do sangue. As belezas do lugar, com uma paisagem que mistura cerrado, deserto e agreste, com uma abundância de rios e cachoeiras, fazem do jalapão um imenso oásis, com infinitas opções  de lazer.

Situado a leste do Estado, numa área de 34 mil quilômetros quadrados de paisagem árida, compreende oito municipios tocantinenses, são eles Rio sono, Lizarda, Novo Acordo, São Félix, Mateiros, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza e Ponte Alta, o que representa quase 12% do Estado, com um Clima seco e árido estradas arenosas, burítis e dunas marcam a paisagem, e tem uma áreas menos povoadas com apenas 1,3 habitante por quilômetros quadrado do Estado, sendo que os orimeiros povoadores foram os migrantes nordestinos que chegaram por volta de 1863 na verdade eram ex-escravos remanescentes, chamados de Mumbucas.

A pecuária extensiva  começa por volta de 1908. Essa fonte econômica foi a sua sustentação até o final  da década de 1990. Quando essa sociedade matriacal, formada por 22 famílias, buscou a criatividade através do artesanato melhorado a renda, utilizando o famoso capim dourado. O Jalapão é uma região bonitas e inexploradas do cerrado. Formada por imensas planícies cortadas por rios de água claras e cristalinas, que escondem cachoeiras volumosas, praias paradisíacas com dunas de areia branca finíssima, caverna,morros lagoas e serras.

Estudo científico fala que esta região por volta de 350 milhões de anos atrás, começou a se formar, era coberto por um grande oceano, mas, com o esfriamentos de temperatura há 280 milhões de anos, a terra aprisionou a água congelada nos pólos, surgindo assim , os continenses. Sendo visíveis as riqueza biológica da sedimentacão marinha, eólica ( ventos ), lacustre ( lagos ) e fluviais ( rios ), e belas montanha, ruínas e dunas que formar o realismo e o naturalismo do Jalapão.

Expedição dos Sertões, parte 1: Jalapão  

Nenhum comentário:

Postar um comentário