segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Taguatinga



 

Taguatinga

Localização: região sudeste
Área: 2.437 Km²
Distância a Palmas: 447 km
Aniversário do município: 10 de junho
População: 14.110 habitantes (2007-IBGE)
Prefeito: ZEILA AIRES ANTUNES RIBEIRO
Telefone da prefeitura: 63 - 3654-1238 / 1631 / 1102 / 1740 - Fax: 3654-1432
História: Taguatinga teve a sua origem na fazenda Brejo, no século XVIII, sendo elevado, de povoado a vila, em 1855. No ano de 1918 é criada a comarca de Taguatinga, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Em 1948, enfim, foi criado o município de Taguatinga.
O nome do município é derivado da palavra tabatinga, um barro branco que os antigos moradores usavam para caiar as paredes das casas. A terra das palmeiras, como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do século XIX.
Atrativos: cachoeira do Registro, Furnas, Ponte da Natureza, Gruta dos Caldeirões e Vale das Cavernas.
Festas populares: Cavalhadas, em agosto, umas das mais tradicionais festas folclóricas do Tocantins, que representa as batalhas entre mouros e cristãos, ocorridas na idade Média. Destaque também para a Festa de Santos Reis, Festa do Divino, Nossa Senhora D'Abadia e o carnaval.
Padroeira: Nossa Senhora da Abadia (15 de agosto).
Economia: agropecuária, turismo e geração de energia elétrica

HISTÓRIA DA CIDADE

A fazenda Brejo foi o primeiro aglomerado urbano que deu origem à atual cidade de Taguatinga. Por ter suas terras muito férteis, criaram-se vários aglomerados humanos em seu redor devido a água ser doce nesta fazenda e, nas outras, salobra. Era também um lugar de encontro onde as famílias permaneciam dias em festas. A povoação cresceu com a chegada de elementos de outros Estados.
Os negociantes estrangeiros passavam com muito dinheiro à procura de minas de ouro. Com estes veio também Francisco Lino de Souza, considerado o fundador da cidade, que se casou com uma moça, filha da família proprietária. Nesta ocasião o povoado já era bem desenvolvido e deram-lhe o nome de Santa Maria.
Em 1834, construíram a Capela de Santa Maria  e depois arranjaram uma imagem de Nossa Senhora da Abadia, que ficou sendo Padroeira do lugar. Mais tarde é elevada à categoria de Paróquia de Santa Maria de Taguatinga, pela Lei nº 104, de 05 de dezembro de 1840.
Em 1855, o povoado de Santa Maria de Taguatinga, foi elevada ao termo de Vila, conforme Lei Providencial nº 4, de 06 de novembro deste mesmo ano. Em seguida, foi criado o Município, que foi mais tarde suspenso por força da Lei nº 355 de 1º de agosto de 1836, ficando o mesmo anexado ao Município de São Domingos. Depois desanexada do Município de São Domingos e anexada ao Município de Arraias. Em 1868, por Lei nº 425, de 10 de novembro, foi restaurada, ficando desmembrada do Município de Arraias. Município independente, a sua instalação como sede de Município só se deu a 10 de julho de 1872, ficando o termo pertencente à Comarca de Paranã. A Comarca de Taguatinga só foi criada em 1918, conforme Lei nº 621, de 29 de julho, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga.
Houve mudanças depois. Enfim, em 1948, em obediência ao que preceitua o Art. 8º, das disposições Constitucionais Transitórias, do Estado de Goiás, foi o Município de Taguatinga elevado à categoria de Comarca de 1ª Entrância, instalada solenemente a 16 de maio deste mesmo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário